AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ONLINE - MAIS PRATICIDADE NAS MÃOS DAS EMPRESAS

AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ONLINE

Para os gestores, rever o desempenho do colaborador, muitas vezes, é uma tarefa difícil. No entanto, não precisa olhar para este processo com medo.

Pesquisas na área de Recursos Humanos (RH) apontam que a Avaliação de Desempenho é um dos processos mais importantes da relação funcionário x gestor, pois a partir desse processo o gestor pode acompanhar o desenvolvimento individual de cada funcionário e como está sendo o entrosamento do trabalho em equipe. A partir da Avaliação de Desempenho, o gestor identifica as potencialidades e talentos dos funcionários e como essas habilidades poderão ser usadas para atender os objetivos da empresa. As Avaliações de Desempenho também fornecem à empresa dados sobre pontos fracos e pontos fortes dos empregados, que podem ser traduzidos em iniciativas de desenvolvimento para a empresa ou para um departamento específico.

Os tipos de avaliação variam desde aqueles que procuram fazer uma análise individual, onde apenas uma pessoa é responsável por avaliar o desempenho; ou ainda avaliações mais amplas e complexas, como a avaliação de desempenho 360 graus, que busca uma análise mais detalhada do avaliado.

A auto avaliação é útil tanto para ser feita por si e para si, quanto aplicada pela empresa, ocasião em que o gestor também pode fazer uma avaliação que depois será analisada em conjunto com a avaliação que o próprio colaborador fez de si.

A Avaliação 180º é uma ferramenta que tem como foco a gestão estratégica de pessoas, onde o avaliado é analisado somente pelos seus superiores, ou seja, permite que o gestor realize uma avaliação de cada membro da sua equipe, tendo por base as metas que lhe foram determinadas durante o período.

A Avaliação de Desempenho 360º  que é um modelo de avaliação funcional, onde o profissional é avaliado por uma série de avaliadores, tais como a chefia imediata, os colegas de trabalho, os subordinados e até os clientes da empresa. Ou seja, compreende a utilização de feedback envolvendo todas as pessoas que se encontram no entorno do avaliado, subordinados, pares e superiores

A avaliação de desempenho por competências é definida como uma análise sistemática do desempenho de cada profissional da empresa, em função das tarefas que desempenha, das metas que possui, das atitudes que são esperadas e dos resultados a serem alcançados, além do seu potencial de desenvolvimento.

O Feedback após essa avaliação faz parte do processo de desenvolvimento de toda a empresa.

Onde, toda pessoa precisa receber feedback em relação a seu desempenho para que saiba como está performando no seu trabalho. Outro ponto positivo dos feedbacks é facilitar para a empresa o acesso a como as pessoas desempenham suas atividades e identificar os possíveis talentos.

Esse momento nunca deve ser tratado como “a hora da bronca”, porque o colaborador poderá olhar para ele como “o momento do corte” e não como um aperfeiçoamento. Quando usado corretamente, o feedback ajuda a identificar os pontos fortes e os que precisam de ajustes, para que os colaboradores consigam se desenvolver plenamente e alcançar os resultados esperados pela organização. Um dos papéis é informar e instruir o profissional sobre um determinado comportamento que pode estar sabotando seu trabalho e, consequentemente, suas possibilidades de crescimento na empresa, além de reconhecer um colaborador por seus resultados

A razão pela qual os softwares foram desenvolvidos é que eles tendem a tornar os processos mais fáceis e dinâmicos tanto para os gestores quanto para os colaboradores.

Com a disponibilização de aplicativos móveis para celulares e tablets é possível o preenchimento do processo de avaliação em qualquer hora ou local, o que o torna mais fácil e acessível.

É um processo mais organizado

Tradicionalmente as Avaliações de Desempenho são baseadas em questionários e relatórios, o que acaba juntando uma grande quantidade de papel.

Utilizando o software o processo todo se torna digital e mais fácil de acessar, acabando assim com a desorganização das pesadas pastas e arquivos de outrora.

Fornece um banco de dados completo

O software para avaliação de desempenho permite que você acesse os objetivos e metas de um empregado, as avaliações anteriores, os feedbacks concedidos e etc.

Possui facilidade no manuseio e preenchimento

As avaliações de desempenho podem se tornar difíceis quando se tem que preencher formulário após formulário, não podendo ou sendo difícil corrigir um comentário ou acrescentar uma ideia. Contudo, com o software, torna-se muito mais fácil, pois é possível acessar um questionário, editar, excluir ou acrescentar informações.

Não exige que avaliados e gestores estejam juntos

Um dos principais benefícios do software de avaliação de desempenho é que ele não obriga que avaliados e gestores estejam no mesmo espaço físico para que haja o preenchimento ou acompanhamento dos relatórios e informações.

A Avaliação de Desempenho é muito importante e eficaz tanto para a empresa quanto para os colaboradores, já que possibilita que ele se capacite e desenvolva sua carreira e faz com que a empresa agregue uma equipe forte e voltada para alcançar bons resultados, o que, consequentemente, irá gerar lucros. Pense na Avaliação de Desempenho como uma oportunidade de ouro para dar a sua opinião, ouvir comentários dos funcionários, rever a descrição do trabalho e discutir e corrigir problemas de desempenho, que levarão à composição de uma equipe de trabalho forte e engajada.
AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ONLINE - MAIS PRATICIDADE NAS MÃOS DAS EMPRESAS AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO ONLINE - MAIS PRATICIDADE NAS MÃOS DAS EMPRESAS Reviewed by Ana Maria on 11:51 Rating: 5
Tecnologia do Blogger.